Fim-de-semana no Porto: Entre livros e arte
Oláaaaaa.
Hoje o post vai ser um pouco diferente!
No fim-de-semana passado fui até ao Porto com o intuito de ir à feira do livro.
Apanhámos o comboio, de Aveiro até ao Porto, e chegámos até à famosa Estação de São Bento. Já visitei a estação inúmeras vezes, mas nunca no papel de recém-chegada de comboio ahaha.
Aproveitámos para ir almoçar a um dos nossos restaurantes preferidos, o Honest Greens, que fica na Via Catarina.
Antes da viagem, quando eu estava a planear os sítios onde queria ir, pus a Livraria Latino na lista. E encontrei-a por acaso. A fachada da livraria é belíssima e, só passado um bocado é que eu percebi que era composta por três andares cheios de livros. Fiquei de boca aberta com a beleza da mesma pois está completamente despercebida. É mesmo muito bonita por isso quando forem ao Porto, passem por lá.
Depois fomos a pé, à beira-rio, para os Jardins do Palácio de Cristal, onde se realiza a Feira do Livro do Porto.
Eu adoro este jardim, para mim é uma paragem obrigatória sempre que vou à cidade Invicta. Além disso, acho que é um local muito bonito para se fazer uma feira do livro. Havia pessoas sentadas por todo o lado, a relaxar no jardim e a ler a sua mais recente aquisição.
Em relação à feira. As minhas expetativas não eram elevadas, eu já tinha ido uma vez em 2015 e não tinha adorado. Não me interpretem mal! Eu gosto da feira, mas acho muito fraca para a cidade que é. Estando eu habituada à loucura que é a Feira do Livro de Lisboa, a do Porto deixa muito a desejar. Surpreendentemente este ano estava maior do que em 2015, confesso que não me impressionou e os preços eram o que se encontra em qualquer livraria. Por isso, a nível de preços não compensa muito, na minha opinião, e a nível de representação de editoras também não, pois faltavam inúmeras.
Mas continua a ser uma feira com livros, num sítio lindo por isso recomendo nesse ponto.
A nível de livros, só comprei um, que queria mesmo muito e em Lisboa não estava com uma boa promoção, mas, no Porto, estava com 40% então fiquei super contente. O livro que comprei foi o “a biblioteca da meia-noite”, e estou ansiosa para o começar a ler.
Depois da feira, aproveitámos para ir à experiência “Living Van Gogh”, na Alfândega do Porto. Era algo que não estava planeado, mas eu já tinha ouvido falar e estava na minha lista de desejos. Recomendo muito, é uma experiência muito gira e podem estar lá o tempo que quiserem e aproveitar aquela vibe ao máximo.
Depois de um merecido descanso para meter as leituras em dia, fomos a um restaurante tailandês que tinha sido recomendado e ficámos encantados. Pedimos crepes como entrada, Pad Thai como prato principal e, para sobremesa, Mango Sticky Rice. Estava tudo fenomenal e recomendo mesmo muito este restaurante. Chama-se Thailander, e fica relativamente perto do centro.
Depois, fomos até à ribeira, ver a paisagem do rio à noite e encerrámos o bonito, mas cansativo dia.
O Domingo não foi tão literário.
Depois de um pequeno-almoço para matar as saudades de uma amiga que fiz no mundo do bookstagram, fomos almoçar a um sítio de brunch, na Foz do Douro, chamado Camélia. Escolhemos as panquecas salgadas e o hambúrguer e estavam divinais. É um espaço muito giro, recomendo.
Depois, e para terminar o fim de semana em grande, fomos dar um passeio de barco no Douro. Aproveitámos um pack da Odisseias e embarcámos nesta experiência, com direito a um copo de vinho do Porto eheheh.
E assim se passou um fim-de-semana, com muitos livros, boa companhia e boas experiências.
Quem já vivenciou alguma destas experiências? Ficaram curiosos com alguma em específico? Digam-me nos comentários.