Oláaaaaaaaaa ✨
Hoje trago-vos a minha opinião sobre um livrinho que li em conjunto, no clube de leitura #agoraéqueteleio , da Zona Literária.
Eu comprei este livro na feira do livro de Lisboa, em Junho. Vi que ia ser lido no clube e decidi juntar-me, porque é sempre bom ler acompanhada e criar as diversas teorias e interpretações em conjunto.
Então, este livro traz-nos a história de Elsa, uma menina de quase 8 anos que tem uma avó muitooooooooooooo doida, mas que é um amor de pessoa.
A Elsa é muitas vezes descrita como uma menina diferente, mas honestamente eu adorei-a e, se pudesse, gostaria mesmo de a conhecer. Ela faz uma coisa muito engraçada que é atribuir superpoderes às pessoas, o que eu achei mesmo amoroso. Também usa, muitas vezes, a expressão “literatura de qualidade”, para apelidar os livros que lê e gosta (essencialmente Harry Potter).
A avó de Elsa é uma avó incrível: ela criou um mundo mágico chamado Miamas, que fica na Terra-de-quase-acordar.
É então que acontece algo a Avó, e Elsa fica encarregada de uma espécie de caça ao tesouro, que consiste em entregar cartas de pedidos de desculpa às pessoas que a Avó magoou.
É um livro que, a par com o Gente Ansiosa (um dos meus livros favoritos), nos faz pensar que muitas das vezes julgamos as pessoas com base em atitudes superficiais e aparências e que, há mais na história de cada um que desconhecemos.
A parte mais fantasiosa da Terra-de-Quase-Acordar e as suas descrições, inicialmente estavam a fazer com que a leitura para mim não fosse tão fluída. Vocês sabem que não gosto de fantasia então estava a ser difícil para mim. Mas, no final, tudo tinha um propósito e acho que se relesse agora de novo essas partes, iria encontrar pistas de todo o plot final do livro.
Apesar de não ter adorado tanto este livro quanto os outros do autor, recomendo muito esta leitura. Tal como todos os livros do autor (dos que li, claro), faz-nos sentir que temos o coração quentinho e apertadinho e esperem também uma pequena transpiração ocular. Porque vai acontecer. Preparem os lenços, ok? Eu avisei.
Um obrigado à Lara, da Zona Literária (espreitem o bookstagram dela porque é só incrível) e os elementos do clube, por me acompanharem nesta leitura.
E daí, quem já leu este livro? Quero saber as vossas opiniões.